Equipe da
Mônica
Bloco Leitura

Resposta:
1-
Conversa informal sobre o assunto do texto;
2-
Leitura coletiva;
3-
Identificação do gênero;
4-
Enumeração dos parágrafos.
Bloco Compreensão

Resp.: O trecho do Manual
referente a cada lição deverá ser lido na íntegra no penúltimo dia da lição
anterior; devemos
explorar, ao longo dos dias da lição, uma ou duas estratégias sugeridas no
Manual.
Equipe do Cebolinha
Bloco
Correto?

Resp.:
ü Escrever o poema Bola de
Meia, ou outro, num cartaz, sem as vírgulas para que os alunos coloquem-nas;
refletir com eles sobre os diferentes sentidos quando se muda o lugar da
vírgula.
ü Recortar, de jornais, separando
os nomes próprios e dos comuns.
ü Nomes com S e Z, para
observa o som/fonema do S.
ü Perceber o uso do M e do
N no meio da palavra.
Bloco Quer
dizer

Resp.: Com a participação dos pais, pois os alunos pesquisam, junto
a eles, expressões e provérbios, divulgando-os em cartazes ou oralmente.
Equipe da Magali
Bloco É assim que se escreve

Demonstre isso na prática.
Resp.: Compreender a estrutura do texto.
Fazer com que os alunos identifiquem a ideia
principal de cada parágrafo;
Construir frases ou ordená-las a fim de formar
parágrafos e montar o texto.
Bloco Redação

Resp.: O resumo de cada parágrafo na sua ideia central
facilita a compreensão dos alunos. Isso pode ser feito com outtros textos,
tanto da análise para a síntese, quanto o inverso, ou seja, produzir as frases
de um parágrafo a partir da ideia central.
Equipe do Cascão
Bloco Leia depressa

Resp.:
ü Fazer SOLETRANDO com as palavras do
Leia Depressa, dividindo a turma em dois grupos.
ü Sortear 5 alunos para ler para a
turma (cada aluno lê uma coluna).
ü Bingo no último dia da Lição; cada
aluno pode chamar uma "pedra" (palavra).
ü Enumerar as linhas, as colunas ou as
palavras, a fim de habituar os alunos a encontrar informações em tabelas. Ex: Leia a 3ª palavra
da 2ª linha ou leia a palavra nº 17.
Bloco Para ler e reler

Resp.:
ü A professora lê
"esquecendo" ou trocando algumas palavras, enquanto o aluno sublinha
as "falhas".
ü Alunos lêem em casa e apresentam
leitura dramatizada ou jograis no dia seguinte.
ü Trazer outros textos verbais ou não
(imagens, charges) que estabeleçam intertextualidade com o texto lido.
ü Sempre que se tratar de música,
trazer a mídia e tocá-la; cantar com os alunos.
Equipe da Rosinha
Bloco Ditado

Resp.:
ü Aproveitar desenhos feitos pelos alunos
para fazer um ditado mudo;
ü Ver sugestões no Manual ABCD e no
livro ABC do Alfabetizador.
Bloco Poema

Resp.: Explorar a linguagem figurada, as rimas o ritmo.
Equipe do Chico Bento
Bloco Leitura pela Professora

Resp.:
1.
Despertar
a curiosidade de conhecer o conteúdo do texto;
2.
Instigar
os alunos, levantando seus conhecimentos prévios;
3.
Ler
com boa entonação e ênfase na pontuação;
4.
Usar
dicas, fazendo inferências no texto.
Bloco Expressão Oral

Resp.:
1)
Leitura
individual;
2)
Socialização
do texto lido;
3)
Exploração
dos pontos principais do texto;
4)
Realizar
estratégias quinzenais, como: concurso, gincana, apresentações;
5)
Solicitar
do aluno leituras de diferentes formas. Ex: Acelerada, sem empolgação, rindo,
triste, com sono.
Equipe do Pelezinho
Bloco Dever de Casa

Resp.:
A orientação adequada e
sem pressa para o que deverá ser feito em casa, a coerência com o que é
vivenciado na sala de aula, o estímulo, o destaque para o desempenho de quemfaz
todos os deveres de casa, a chamada interessante que valoriza tanto a presença
quanto a responsabilidade do aluno em trazer o Para Casa feito.
Bloco de Revisão

Resp.: Retomando habilidades que a maioria não domina, programando
atividades diversificadas por grupos, registrando o que será realizado na aula
(plano de aula).
Equipe do Franjinha
Bloco Recuperação

Resp.:
PORTUGUÊS - Produção ou correção de texto coletivo;
reescrever o texto; enfatizar a ideia central do texto; explorar a segmentação;
chamar a atenção dos alunos para a estrutura do texto.
MATEMÁTICA - Decompor números; utilizar material concreto;
revisar as provas; resolução de questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário