domingo, 21 de julho de 2013

Oficinas realizadas na Formação PAA II em maio-2013


Equipe da Mônica

Bloco Leitura

*    Considerando o curto espaço de tempo, priorize as atividades mais relevantes do Manual do Livro A, que podem ser desenvolvidas oralmente.

Resposta:

1- Conversa informal sobre o assunto do texto;

2- Leitura coletiva;

3- Identificação do gênero;

4- Enumeração dos parágrafos.

Bloco Compreensão

*    Relacione as atividades do Manual do Livro A que as ajudarão a melhor auxiliar seus alunos nas questões sobre o texto.

Resp.:  O trecho do Manual referente a cada lição deverá ser lido na íntegra no penúltimo dia da lição anterior; devemos explorar, ao longo dos dias da lição, uma ou duas estratégias sugeridas no Manual.

Equipe do Cebolinha

Bloco Correto?

*    Mostre como você leva os alunos a refletir e desenvolver competências gramaticais.

Resp.: 

ü Escrever o poema Bola de Meia, ou outro, num cartaz, sem as vírgulas para que os alunos coloquem-nas; refletir com eles sobre os diferentes sentidos quando se muda o lugar da vírgula.

ü Recortar, de jornais, separando os nomes próprios e dos comuns.

ü Nomes com S e Z, para observa o som/fonema do S.

ü Perceber o uso do M e do N no meio da palavra.

Bloco Quer dizer

*    Demonstre como você realiza e corrige atividades desse Bloco.

Resp.:  Com a participação dos pais, pois os alunos pesquisam, junto a eles, expressões e provérbios, divulgando-os em cartazes ou oralmente.

Equipe da Magali

Bloco É assim que se escreve

*    Qual é a principal competência desenvolvida nas atividades desse Bloco e qual a sua relação com o Bloco redação?

Demonstre isso na prática.

Resp.:  Compreender a estrutura do texto.

Fazer com que os alunos identifiquem a ideia principal de cada parágrafo;

Construir frases ou ordená-las a fim de formar parágrafos e montar o texto.

Bloco Redação

*    Explique como utilizar as atividades do Manual do Livro A, p. 71, ex. 2 e 3, para desenvolver o Bloco Redação.

Resp.:  O resumo de cada parágrafo na sua ideia central facilita a compreensão dos alunos. Isso pode ser feito com outtros textos, tanto da análise para a síntese, quanto o inverso, ou seja, produzir as frases de um parágrafo a partir da ideia central.

Equipe do Cascão

Bloco Leia depressa

*    Aponte maneiras diferentes de realizar o Leia Depressa.

Resp.: 

ü Fazer SOLETRANDO com as palavras do Leia Depressa, dividindo a turma em dois grupos.

ü Sortear 5 alunos para ler para a turma (cada aluno lê uma coluna).

ü Bingo no último dia da Lição; cada aluno pode chamar uma "pedra" (palavra).

ü Enumerar as linhas, as colunas ou as palavras, a fim de habituar os alunos a encontrar  informações em tabelas. Ex: Leia a 3ª palavra da 2ª linha ou leia a palavra nº 17.

Bloco Para ler e reler

*    Demonstre três formas dinâmicas de vivenciar o Para ler e reler.

Resp.: 

ü A professora lê "esquecendo" ou trocando algumas palavras, enquanto o aluno sublinha as "falhas".

ü Alunos lêem em casa e apresentam leitura dramatizada ou jograis no dia seguinte.

ü Trazer outros textos verbais ou não (imagens, charges) que estabeleçam intertextualidade com o texto lido.

ü Sempre que se tratar de música, trazer a mídia e tocá-la; cantar com os alunos.

Equipe da Rosinha

Bloco Ditado

*    Apresente alternativas para a realização dos ditados.

Resp.: 

ü Aproveitar desenhos feitos pelos alunos para fazer um ditado mudo;

ü Ver sugestões no Manual ABCD e no livro ABC do Alfabetizador.

Bloco Poema

*    Como tornar o Bloco Poema algo que inspire, toque, emocione, envolva e libere a imaginação?

Resp.:  Explorar a linguagem figurada, as rimas o ritmo.

Equipe do Chico Bento

Bloco Leitura pela Professora

*    Que aspectos são fundamentais na leitura feita pelo professor?

Resp.: 

1.    Despertar a curiosidade de conhecer o conteúdo do texto;

2.    Instigar os alunos, levantando seus conhecimentos prévios;

3.    Ler com boa entonação e ênfase na pontuação;

4.    Usar dicas, fazendo inferências no texto.

Bloco Expressão Oral

*    Em quais situações o professor pode desenvolver, no aluno, a expressão oral?

Resp.: 

1)    Leitura individual;

2)    Socialização do texto lido;

3)    Exploração dos pontos principais do texto;

4)    Realizar estratégias quinzenais, como: concurso, gincana, apresentações;

5)    Solicitar do aluno leituras de diferentes formas. Ex: Acelerada, sem empolgação, rindo, triste, com sono.

Equipe do Pelezinho

Bloco Dever de Casa

*    Quais aspectos devem ser observados para que o Dever de Casa atinja o seu objetivo?

Resp.: 

A orientação adequada e sem pressa para o que deverá ser feito em casa, a coerência com o que é vivenciado na sala de aula, o estímulo, o destaque para o desempenho de quemfaz todos os deveres de casa, a chamada interessante que valoriza tanto a presença quanto a responsabilidade do aluno em trazer o Para Casa feito.

Bloco de Revisão

*    De maneira se deve planejar as aulas de Revisão?

Resp.:  Retomando habilidades que a maioria não domina, programando atividades diversificadas por grupos, registrando o que será realizado na aula (plano de aula).

Equipe do Franjinha

Bloco Recuperação

*    Como recuperar habilidades não desenvolviddas pelos alunos, aproveitando os dias de revisão ou alguns momentos das aulas semanais?

Resp.: 

PORTUGUÊS - Produção ou correção de texto coletivo; reescrever o texto; enfatizar a ideia central do texto; explorar a segmentação; chamar a atenção dos alunos para a estrutura do texto.

MATEMÁTICA - Decompor números; utilizar material concreto; revisar as provas; resolução de questões.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário